terça-feira, 12 de abril de 2011

Dinner For Schmucks- Jantar de idiotas

" A história de Tim, um executivo com grandes ambições de carreira que acaba de receber o seu primeiro convite para o "jantar de idiotas", um evento mensal, realizado na própria casa do seu patrão, que confere 'direito à basófia' (e potencialmente mais) ao executivo que convidar o maior tótó. A noiva de Tim, Julie, acha tudo isto de muito mau gosto e ele concorda em não ir ao jantar, até dar de caras com Barry - um funcionário das finanças que dedica o seu tempo livre a construir elaborados dioramas com ratos embalsamados - e rapidamente percebe que descobriu o idiota de ouro. Tim não resiste e convida Barry, cujas desajeitadas boas intenções transformam num ápice a vida de Tim numa frenética espiral descendente recheada de desgraças, pondo em causa um negócio de primeira linha, trazendo de volta à sua vida Darla, a ex-namorada perseguidora, e colocando Julie (ou assim pensa Tim ) nos braços de outro homem..."


   Dinner for schmucks não é apenas uma comédia engraçada. É hilariante e, para mim, uma das melhores comédias dos últimos anos, no mesmo patamar de The Hangover.
   O grande número de criticas negativas é um mistério para mim. É verdade que o idiota mor interpretado por Steve Carrel é uma personagem com muitas falhas, e apenas posso concluir que as pessoas que não entenderam este filme, não conseguiram ultrapassar isso mesmo. Se não conseguem viver com uma personagem com falhas profundas, provavelmente não irão gostar de Dinner for Schmucks.
   É um filme com duas personagens principais: um é inteligente e cínico; o outro é burro e inocente. Carrel e Rudd amplificam isso mesmo de maneira hilariante. Rudd interpreta um jovem executivo, muito inteligente e cheio de sucesso, no mundo financeiro. Tem um estilo de vida e uma namorada maravilhosos, com a excepção de um pequeno problema: o seu emprego requer que demonstre comportamentos não muito... simpáticos. Contudo, ele é bem pago para isso, e tem um futuro brilhante à sua frente. Está disposto a abdicar um pouco dos seus princípios, ao fazer algo que até é completamente legal. Afinal, não se tem que  gostar do que faz.  Como muitos de nós no mundo industrializado, especialmente no mundo dos negócios, ele vende um pouco da sua alma e recebe um carro em troca. Alguns espectadores podem não se sentir confortáveis com este aspecto. Talvez porque já estiveram na mesma posição?

   A outra personagem, Barry, interpretada por Carrel, é patologicamente desastrado. É uma das melhores demonstrações em cinema de um " calhau " patético que algumas vez vi. Felizmente, tem algumas qualidades redentoras: é um excelente embalsamador, e o seu passatempo de empalhar roedores mortos e colocá-los em cenários de dioramas, é para ele uma arte.  As suas intenções são boas, o seu coração está no local certo, mas ele é tão " aluado", tão socialmente retardado, que causa problemas gigantescos a qualquer pessoa que conheça. Como resultado, não tem amigos. Está completamente só no mundo, mas ainda assim, consegue manter  uma vista positiva sobre a sua vida. Esta é talvez outra razão por que algumas pessoas achem este filme algo doloroso de se ver, e será difícil ouvirmos deles uma gargalhada. Talvez vejam muito do Barry neles próprios.
   Mas para aqueles que conseguirem reconhecer as suas falhas e defeitos, e até rir-se deles, Dinner for Schmucks é um fantástico e hilariante filme. Para além de ter uma bonita mensagem de aceitação e inclusão social. Com o progresso do filme, aprendemos que todos somos idiotas, de uma forma ou de outra. Viveremos todos melhor se nos aceitarmos uns aos outros. Com falhas incluídas. E ao aceitar as nossas falhas, e até ao rirmos delas, seremos todos pessoas melhores. Eu adorei este filme...
   Deixem as vossas opiniões e pedidos nos comentários.
   Fica aqui o trailer de um filme que nos ensina a viver melhor, e nos faz soltar imensas gargalhadas enquanto o faz...

Nota: 8.2 / 10


0 comentários:

Enviar um comentário