sábado, 23 de abril de 2011

The Rite



" Inspirado em factos reais, O Ritual segue a história de Michael Kovak, um seminarista que é enviado para o Vaticano, para estudar a prática dos exorcismos, com a qual ele é bastante céptico. Michael chega mesmo a desafiar os superiores, afirmando que para tratar uma possessão, é necessário um psiquiatra, e não um padre. É então que Michael vai trabalhar com o Padre Lucas - um lendário padre que realizou milhares de exorcismos - e, confrontado com um mal tão violento e aterrador, é obrigado a duvidar de tudo em que acreditava... "

   Adoro quando um filme começa com as palavras " Baseado em Factos Reais". Ou vai ser muito bom ou muito mau.
   O ritual parecia que iria ser misto desde o inicio. Parecia ser vitima do mesmo destino dos tantos outros filmes que abordam o tema dos exorcismos. Para além de correr o risco de revelar toda a história nos trailers. Felizmente para nós, este filme tens muitas surpresas escondidas na manga.
   A cinematografia será talvez a primeira coisa em que se repara visualmente. Os planos da cidade de Roma são simplesmente de cortar a respiração. O inicio faz com que o pingar de liquido de embalsamar, um baloiço ou um carrinho de compras virado, seja muito mais interessante do que realmente é. O trabalho de câmara foi elegantemente executado, originando planos extremamente bem captados.
   Provavelmente, isto é óbvio, mas é um filme que veria, mesmo sem saber o argumento, somente pela actuação de Anthony Hopkins. Não é que os restantes actores não façam um bom trabalho. Muito pelo contrário. Mas Anthony Hopkins rouba o estrelato de qualquer um quando entra em cena. O Padre Lucas Trevant é a mais forte e arrepiante interpretação com que Hopkins nos presenteou desde Hannibal Lecter, e o seu melhor dos últimos anos. Sem dúvida, um monstro no que toca à arte de representar. É espantoso ver um homem nos seus setenta presentear-nos com uma actuação tão física e absorvente.
   Voltando ao filme me si, as sequências de sonhos e alucinações foram das minhas favoritas. Sempre fui fã do surreal, do imaginativo, do criativo, e das coisas que de inicio não fazem sentido, mas que ganham significado com o avanço da história. Nunca pensei ficar intrigada com as acções de uma mula, ou que os sapos podem ter um significado mais sombrio do que se espera. O ritual consegue tudo isto muito eficazmente.
   The Rite dá-nos um filme sobre exorcismos que vale mesmo a pena ver. Foi, sem dúvida, um dos melhores filmes a que assisti este ano. Poderoso e sublime ao mesmo tempo, é um filme que nos faz pensar, quer acreditemos em possessão demoníaca ou não. Quanto a mim, que não tenho religião mas sou de espírito aberto , dormi com um crucifixo ao pescoço durante dias. E, apesar de já não o ter ao pescoço, continua na mesinha de cabeceira.
   Deixem as vossas opiniões e pedidos nos comentários.
   Fiquem com o trailer de um filme capaz de deixar qualquer um perturbado, independentemente do seu credo ou religião.
  
Nota- 8.6 / 10


0 comentários:

Enviar um comentário