terça-feira, 12 de abril de 2011

Splice - Mutante

" Os prestigiados Engenheiros Genéticos Clive e Elsa especializaram-se na fusão de ADN de diferentes animais para criar incríveis híbridos. Desta vez, eles pretendem usar o ADN humano num híbrido, numa experiência que pode revolucionar a ciência e a medicina. Mas quando a empresa farmacêutica que financia a sua pesquisa os impede de continuar, Clive e Elsa, prosseguem a experiência em segredo - arriscando as suas carreiras para ultrapassar as fronteiras da ciência e satisfazer a sua própria curiosidade e ambição. O resultado é Dren, uma fantástica e estranha criatura com uma inteligência singular e com características físicas inesperadas. No início, Dren supera todas as expectativas de Clive e Elsa, mas enquanto a criatura cresce e aprende a um ritmo intenso, a sua existência ameaça tornar-se no seu maior pesadelo. "


   Todos os anos estreia um punhado de filmes que causa reacções muito fortes nas suas audiências. Estes filmes despertam apenas duas reacções: Adorei ou Detestei. Deviam haver mais filmes assim.  Estes filmes causam discussão, discussão faz as pessoas pensarem, e quando as pessoas são forçadas a pensar, isso faz com que um filme seja memorável. Filmes memoráveis, adorados ou detestados, são o que define o cinema.
   Acredito que as pessoas não gostam de se sentir confortáveis quando se sentem desconfortáveis. Splice faz-nos sentir desconfortáveis desde o começo até ao final. É suposto Splice perturbar, e quem sabe até horrorizar, as audiências. Quando fui ver este filme, estava à espera de ver imagens perturbadoras de violência e "gore". Fiquei agradavelmente surpreendida quando descobri que não era o caso. Achei que as personagens e respectivas relações, eram mais perturbadoras que qualquer imagem violenta. Neste filme, é-nos  apresentada uma dinâmica familiar  como nunca vi antes num ecrã.
    Adrien Brody e Sarah Polley estão em excelente forma. Ambos convenceram na demonstração de sentimentos que muitos pais recentes experienciam, ao criar um filho pela primeira vez. É claro que neste caso, a criança é algo especial. Sente-se o desespero de não saber o que o seu filho precisa, ou angústia de o ver a sofrer e não saber o que fazer para ajudar, ou a frustração de lidar com um adolescente na pré- puberdade.
   Somos apresentados a Chanéac, que tão bem interpreta a personagem Dren, a criação dos dois cientistas. Uma performance animalesca. Os seus movimentos como criatura juvenil são rápidos e precisos, tal como os animais que foram inseridos no seu ADN. No entanto à algo de inocente e infantil nela, como se estivesse a experienciar tudo pela primeira vez. Embora tenhamos sempre a sensação de que algo de errado se passa com ela.
   Splice é extremamente eficaz a aumentar a tensão, fazendo com que os espectadores se sintam envolvidos na história e simpatizem com as personagens.Em especial com Dren. Pelo menos foi o meu caso. O final, apesar de algo inesperado, não tira  magnificência alguma ao filme. Bem escrito, bem interpretado e bem realizado. Dou os meus parabéns a todos envolvidos na criação de Splice, por terem dado um passo arrojado no mundo da ficção cientifica, dando-nos assim algo original para relembrar e discutir nos anos vindouros. Mesmo que seja algo tão susceptível como o assunto da clonagem e modificação genética. Certamente, irá tornar-se uma obra de culto.
   Para os que ainda estão indecisos sobre ver ou não este filme, só vos digo que foi o filme que mais vezes vi no ano de 2010.
   Deixem as vossas opiniões e pedidos nos comentários.
   Em baixo fica o trailer de um futuro que talvez esteja mais próximo do que imaginamos.( A Dolly que o diga. )


Nota- 8.5 / 10

2 comentários:

  1. Sinceramente não achei este filme nada de especial. Não é propriamente inovador, e desiludiu-me um pouco! Continua o bom trabalho (: Também já te adicionei à minha lista de blogues.

    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ganhei interesse em ver este filme.

    Juliana, sabes como posso obte-lo?

    Obrigado.

    ResponderEliminar